Governo cria novas unidades da Polícia Militar e dos Bombeiros

APRA mini novo

 

.

A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira (12) decretos que criam novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. As assinaturas ocorreram durante a sétima reunião de integração das Forças de Segurança, no Palácio Iguaçu. “A segurança pública é prioridade em nosso governo. Trabalhamos de forma integrada para atender as demandas da área e a sociedade paranaense”, afirmou Cida.No mesmo evento, foram apresentadas as novas funcionalidades do Governo Digital para a área de segurança pública. O portal de serviços do Governo do Estado passa a ofertar, nesta semana, o agendamento de visitas às unidades prisionais do Estado: web-visitas e web-audiências com os detentos. Outro serviço novo é o Minha Bike, que cria um banco de dados a partir do cadastro de bicicletas pelos usuários.Também foi lançado o Inquérito Digital, que vai trazer mais agilidade e transparência aos inquéritos policiais. Os inquéritos da Polícia Militar já são feitos totalmente pelo meio digital. Na Polícia Civil o trabalho está sendo implantado aos poucos, iniciando pelo município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.Com o Inquérito Digital todos os procedimentos de atendimento da polícia ficam disponíveis online, desde a denúncia no 190 até o encaminhamento do Judiciário. “É um importante avanço que dá mais controle, celeridade e transparência ao nosso trabalho. Mais do que isso, conseguimos acompanhar a produtividade dos profissionais de segurança”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis.

NOVAS UNIDADES – A 1ª Companhia Independente de PM da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, foi elevada para 28º Batalhão da PM. Com a medida, o batalhão terá aumento na área de atuação, com maior efetivo e mais equipamentos. Além da Lapa, a unidade vai atender Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira. Cida autorizou ainda a criação de três novas companhias da PM: na Lapa, em Rio Negro e em Palmeira.

Em Colorado, no Noroeste do Estado, também houve necessidade da expansão administrativa e operacional. A 2ª Companhia do 4º Batalhão da PM, sediado em Maringá, foi elevada a 2ª Companhia Independente, com sede e efetivo próprios, e que abrangerá 18 municípios. O 4º BPM terá readequação para reforçar as ações de segurança pública.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Dias Rocha, explicou que as mudanças vão garantir um atendimento mais eficiente à população. “O Batalhão da Lapa agregou dois novos municípios, além dos que já tinha, desafogando o trabalho de outra unidade”, explicou. “Há a previsão de um aumento no efetivo à medida que forem ingressando novos policiais, tanto no novo batalhão como na Companhia Independente de Colorado”, disse.
O prefeito de Colorado, Marcos José de Mello, explicou que o município está na divisa com São Paulo e, por isso, muitos problemas de segurança do estado vizinho acabam atingindo a cidade. “A nossa expectativa é que com a 2ª Companhia Independente os índices de segurança vão melhorar na região, já que o projeto contempla um aumento de estrutura significativo”, disse.

CORPO DE BOMBEIROS – A governadora também autorizou a criação de três novos grupamentos e mais três subgrupamentos do Corpo de Bombeiros. As novas unidades beneficiam 1,8 milhão de pessoas. “É um dia histórico para a corporação. A elevação das unidades representa um avanço nas questões operacionais, administrativas e de prevenção”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Edemilson de Barros.

O 3º Subgrupamento de Bombeiros, com sede em Francisco Beltrão, no Sudoeste, foi elevado a 10º Grupamento de Bombeiros, que ficará responsável pelas atividades de prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e ações de defesa civil em 27 municípios.

Em Apucarana, no Vale do Ivaí, o 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente foi elevado a 11o Grupamento, com uma área de atuação de compreende 19 cidades. Também foi criado o 12º Grupamento, com sede em Guarapuava, na região Central, com a elevação do 5o Subgrupamento de Bombeiros Independente. A unidade vai atender 21 municípios.

Além destas mudanças, foram criados o 7o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) e abrangência de 22 municípios; o 8o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Cianorte (Noroeste) e abrangência de 12 cidades; e o 9o Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Paranavaí (Noroeste) e área de atendimento que compreende 35 municípios.

PRESENÇAS – A sétima reunião de integração das Forças de Segurança contou com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública; das polícias Militar, Civil e Científica; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; e Ministério Público Estadual. Também participaram a segunda vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lídia Maejima; os presidentes da OAB-PR, José Augusto de Noronha, e da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli; e os deputados estaduais Pedro Lupion, Luiz Claudio Romanelli, Élio Rush e Alexandre Curi.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=99488&tit=Governo-cria-novas-unidades-da-Policia-Militar-e-dos-Bombeiros

Governadora Cida Borghetti durante assinatura nesta segunda-feira(12) de decretos de criação de unidades de Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no interior do Estado. - Curitiba/Pr, 12.11.2018 - Foto Jonas Oliveira

What Next?

Recent Articles

Leave a Reply

You must be Logged in to post comment.