“Gestão de hospitais públicos (HPM) deve passar para empresas: as PPPs previstas no PR”

APRA_mini_novo

HPM

 

.
Hospital da Polícia Militar deve ser administrado por uma empresa privada: parceria ainda está sendo finalizada.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

Para além dos três projetos que foram anunciados na manhã desta segunda-feira (23), num pacote de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões (uma penitenciária industrial, centrais de atendimento ao cidadão e pátios veiculares), o governo do Paraná está em fase de avaliação de mais uma série de obras e serviços públicos que pretende repassar para a gestão empresarial.

RECEBA notícias do Paraná pelo messenger do Facebook

Uma das áreas em análise é a de saúde pública. A Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes estuda uma forma de repassar para a iniciativa privada alguns dos hospitais públicos. O projeto mais avançado é o do Hospital da Polícia Militar, em Curitiba. A proposta já passou pelos levantamentos preliminares e, em breve, deve ser apreciada no Conselho de Parcerias. A partir da aprovação será desenhado o edital que definirá os detalhes técnicos de como deverá funcionar a cessão.

Também estão em análise, mas em fase ainda inicial, as proposta de repassar para empresas a gestão dos hospitais regionais de Guarapuava e Ivaiporã. Como ainda nenhum parâmetro foi definido, é impossível saber se apenas a parte administrativa seria tocada por uma empresa ou se também os serviços de saúde seriam prestados pela iniciativa privada. Foi aventada a inclusão também da unidade de Telêmaco Borba (já inaugurada, mas com complicações para o funcionamento), mas a cessão acabou sendo descartada.

Na lista de áreas de investimentos em parceria com a iniciativa privada também está a de infraestrutura. É o caso do ramal ferroviário Cascavel-Foz do Iguaçu e da nova ferrovia Dourados(MS)-Paranaguá. Nas duas situações, os projetos técnicos devem ser realizados, por meio de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao custo de R$ 40 milhões. Já pelo modelo de concessão comum, está prevista a cessão da gestão de parques estaduais, como o de Vila Velha.”

 
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/hospitais-publicos-parcerias-empresas-privadas-parana/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

What Next?

Recent Articles

Leave a Reply

You must be Logged in to post comment.